• destaque3



    AS ÁREAS DE ESPECIALIDADE

    A equipa médica da Ramirez Fernandes é constituída por profissionais com experiência nas várias especialidades da Medicina Dentária.

    Saber mais »

  • clinica



    A CLÍNICA RAMIREZ FERNANDES

    Na Clínica Ramirez Fernandes poderá encontrar uma equipa médica qualificada, e experiente que garante os melhores cuidados na área da Medicina Dentária.

    Saber mais »

Os Dentes do Siso - extrair ou manter?

Designam-se por dentes do siso os quatro terceiros molares, localizados, à direita e à esquerda, na parte posterior das arcadas dentárias. São os últimos dentes a “nascer”, normalmente por volta dos 18-20 anos.

Acontece com alguma frequência os maxilares não terem espaço suficiente para acomodar a erupção tardia dos dentes do siso. Essa é uma das principais razões pela qual eles causam mais problemas que os outros dentes.

O que é um dente incluso?
Um dente incluso é aquele que, mesmo tendo completado o seu desenvolvimento, não fez a sua erupção, encontrando-se total ou parcialmente envolvido por tecido ósseo e gengival.

Extrair ou manter os sisos?
Os sisos que são saudáveis e normalmente posicionados não causarão em princípio problemas. Porém, se estes dentes estiverem numa posição anormal, o potencial para causar dano deverá ser avaliado. Além disso, há outras razões que podem pesar na decisão de extrair os dentes do siso:

Cáries
Em dentes parcialmente erupcionados pode também ocorrer o desenvolvimento de cárie assim como dos dentes adjacentes. Estas cáries passam frequentemente despercebidas e manifestam-se, muitas vezes, através de um quadro doloroso e enganador. Mais tarde, evoluem para a infecção.

Razões ortodônticas
Nalgumas situações, os sisos podem provocar movimento dos dentes adjacentes.

Fragilidade da mandíbula
A presença de um dente numa zona que deveria estar preenchida por osso trabecular e flexível, fragiliza a mandíbula, nomeadamente nos atletas de desportos que envolvem maior contacto e, por isso, com maior possibilidade de sofrerem traumas na face.

LIGAÇÕES

link 1 link biocare link malo link 4 medicine